SDR – Rádio definido por software

Imagine poder se comunicar nas bandas de HF (10, 20 ou 40 metros) sem que para isso você utilize um transceptor (convencional). Bem, pessoal! Era só o que faltava… Digo faltava, porque agora não falta mais.

Eis esta novidade tecnológica que está revolucionando o Radioamadorismo Digital. Eis o SDR – Rádio definido por software (Software Defined Radio).

O SDR é uma tecnologia que veio para ficar!

Devemos ter bem definido, que o SDR não é um rádio controlado por software ou computador, mas sim um radio definido por software. Apesar de haver uma certa confusão, esclarecemos que o SDR em resumo, é um rádio no computador que te possibilita comunicar-se nas bandas de HF sem que para isso você tenha que necessariamente possuir um transceptor para esta(s) banda(s).

Aí é que está o barato da coisa! Pesquise o valor do transceptor que opere em 10, 20 e 40 metros?! Com o SDR você opera nas faixas informadas sem gastar nada e se quiser gastar, será pouquíssimo (se comparado o valor com o de um transceptor para as bandas informadas).

Para saber mais e assistir uma série de 4 vídeos realizados pelos amigos do Clube de Radioamadores de Americana – CRAM, clique em: Conferência Manaus.

Esta matéria foi gentilmente cedida pelos dirigentes do Conferência Manaus

Esta entrada foi publicada em cursos, notícia, opinião e marcada com a tag , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Deixe uma resposta