SOS Torre de Rádio – Ajuda para radier (bloco de concreto)

 Caros Amigos,
 Estamos com uma torre para antena de rádio, gentilmente cedida por um amigo rádioamador para o Grupo Escoteiro Tabapuã – 154-SP.

Necessitamos de algumas dicas para fazer a fundação da base e acertar o prumo.

Como podem ver pela foto “TorreAntena.jpg”, ela tem duas partes de seção triangular, em aço: a parte inferior (maior na foto) de aprox. 6 m de altura por 0,5 m de lado, e a parte superior de aprox. 4 m de altura por 0,3 m de lado. Por dentro da parte superior, ainda, vai instalado um tubo de aprox. 5 m por 50 mm de diametro, no qual se faz a fixação final dos elementos das antenas.

Montada, a torre chega a 9 m de altura, pesando bem uns 300 kg.

Conversamos com um colega da Escola Politécnica da USP, que nos instruiu a concretar os parafusos de fixação da base (ver foto “base.jpg”) num radier (isto é, um bloco achatado de concreto) de 2,5 x 2,5 x 0,5 m.
Quanto a isso, não vemos problema.

Queriamos no entanto entrar em contato com quem tem experiência na instalação de torres desse tipo, ou até mesmo de torres de antenas de telefonia celular.  Um problema que vemos é concretar a placa dos parafusos bem nivelada e ainda compensar eventuais desnivelamentos da base da torre de forma que ela fique perfeitamente aprumada depois de fixada na base.

Gratos desde já pela sua colaboração,

Equipe de Radioescotismo de PY2GET

Esta entrada foi publicada em notícia, opinião e marcada com a tag , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Deixe uma resposta