Radialistas e acadêmicos garantem que o rádio não morrerá

Carlos Maglio

A Câmara Municipal de São Paulo promoveu nesta sexta feira o seminário “Do Rádio de Landell de Moura à Internet”, uma homenagem ao padre e cientista Roberto Landell de Moura, considerado o pioneiro na transmissão da voz, utilizando equipamentos de rádio de sua construção.

O padre Landell realizou experiências a partir de 1892, 1893, em Campinas e em São Paulo. Na capital paulista, conseguiu transmitir da capela de Santa Cruz, no alto do bairro de Santana, e a captação da voz chegou a um raio de oito quilômetros.

Todas essas experiências fazem com que ele seja, de fato, o inventor da radiodifusão, antes de Marconi patentear o rádio como sua criação. Familiares do padre Landell de Moura prestigiaram o evento. Maria Guarti Landell de Moura é casada com o sobrinho-neto do pai brasileiro do rádio e agradeceu a homenagem. O autor do livro A história do Padre Landell: o brasileiro que inventou o rádio, Hamilton de Almeida, também esteve no evento.

O rádio hoje

O seminário deixou clara a afirmação de que o rádio jamais morrerá. Nove jornalistas e radialistas participaram da mesa, entre eles o diretor do site Jornalistas e Cia. e do Portal dos Jornalistas, Eduardo Ribeiro, um dos idealizadores do encontro.

O Secretário Municipal do Trabalho e Empreendedorismo, Eliseu Gabriel, enalteceu o feito do padre cientista e prestigiou o evento. O jornalista e âncora da CBN, Milton Young, também participou da mesa. Ele entende que o rádio está integrado às novas mídias e às redes sociais.

O diretor de Jornalismo da Rádio Capital de São Paulo, Luis Carlos Ramos, destacou a importância de iniciativas como a Web Rádio Câmara-SP. Já o presidente da Empresa Brasil de Comunicação, Nelson Breve Dias e o professor de Jornalismo da Faculdade Armando Álvares Penteado, Álvaro Bufarah, ressaltaram a importância da rádio pública.

Também professor de Jornalismo da Faculdade Anhanguera, Cao Francisco, cresceu ouvindo rádio. A professora da Faculdade Cásper Líbero, Filomena Saleme, entende que o rádio é um grande prestador de serviços à população.

O auditório da Sala Sérgio Vieira de Melo ficou lotado de admiradores do rádio. Entre eles, o Sr. Alfredinho Frederico Corrêa, de 88 anos de idade.

O presidente da Câmara Municipal de São Paulo, José Américo (PT) esteve no seminário e cumprimentou os participantes.

http://www.camara.sp.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=16102:radialistas-e-academicos-garantem-que-radio-nao-morrera&catid=37:eventos&Itemid=65

Esta entrada foi publicada em notícia, opinião e marcada com a tag . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.