CÓDIGO DO RADIOAMADOR *

PRIMEIRO: O radioamador é atencioso e ponderado… Conscientemente ele jamais usará sua estação para prejudicar a atividade dos demais colegas ou de alguma forma possa diminuir-lhes a satisfação em operar.

SEGUNDO: O radioamador é leal… Ele oferecerá sua lealdade, encorajamento e apoio a seus companheiros, ao seu rádio clube local e à sua Liga Nacional, através da qual o radioamadorismo é representado.

TERCEIRO: O radioamador é progressista… Ele manterá sua estação no nível do conhecimento científico, conservando-a bem instalada e eficiente. Sua prática operacional deverá ficar acima de qualquer censura.

QUARTO: O radioamador é amistoso… Transmitir lenta e pacientemente, quando é solicitado; aconselhar amigavelmente e orientar o principiante; prestar gentil assistência e colaboração; considerar e cooperar com o interesse alheio – estas são as marcas do espírito radioamadorístico.

QUINTO: O radioamador é equilibrado… O rádio é seu hobby. Ele nunca permitirá que o seu passatempo interfira em quaisquer de seus deveres e obrigações domésticas, profissionais, escolares ou que tenha para com a sua comunidade.

SEXTO: O radioamador é patriótico… A sua estação e o seu conhecimento estarão sempre disponíveis e a serviço do seu país e de sua comunidade.

* Concebido originalmente em 1928 pelo radioamador norte-americano Paul M. Segal, W9EEA, esse código foi adotado como oficial, em escala mundial, por votação unânime, na X Assembléia Geral da IARU – Região 2, realizada em 1989, em Orlando, Flórida. [Tradução autorizada pelo Dr. Ariosto Rodrigues de Souza, PT2BW, vice-presidente da LABRE, e liaison officer com a IARU; conforme "Handbook do Radioamador", Iwan Thomas Halász (PY2AH), Edusp, 1993, pág. 15].

Esta entrada foi publicada em códigos, notícia e marcada com a tag , , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Deixe uma resposta