Conhecendo bons camaradas: ON4UN e ON4WW

Código de Ética e Procedimentos Operacionais para o Radioamador / IARU.

Os autores:

John Devoldere – ON4UN travou conhecimento com o maravilhoso mundo do radioamadorismo através do seu tio Gaston ON4GV. John tinha então apenas 10 anos. Dez anos mais tarde obteve o indicativo ON4UN. O interesse de John pela tecnologia e pela ciência levaram-no a tornar-se engenheiro e toda a sua carreira profissional foi passada no mundo das telecomunicações. Durante este tempo manteve-se activo nas bandas o que resultou em perto de meio milhão de contactos nos seus logs.

Em 1962, 1 ano depois de obter o seu indicativo, participou no seu primeiro concurso, o concurso UBA CW, que ganhou. Este foi o início de uma carreira de quase 50 anos no radioamadorismo na qual os concursos e o DX tiveram um papel de relevo sobretudo nas bandas baixas de HF Tem a maior lista a nível mundial de entidades confirmadas em 80 metros (é possuidor do diploma DXCC #1 nos 80 metros com mais de 355 entidades confirmadas) e em 160mtem o maior numero de entidades fora dos EUA com mais de 300 entidades confirmadas. John foi também a primeira estação a obter o renomado prémio 5b- WAZ.


Em 1966, ON4UN representou a Bélgica no WRTC (World Radio Team Championship) em S. Francisco juntamente com o seu amigo Harry ON9CIB. O WRTC é vulgarmente designado como Jogos Olímpicos dos Concursos de Rádio.

Um ponto alto da carreira do John como radioamador foi sem dúvida a sua integração no CQ Contest Hall of Fame em 1977 e no CQ DX Hall of Fame em 2008, honras que foram conferidas apenas a uma mão cheia de radioamadores fora dos EUA. John escreveu vários livros técnicos acerca do nosso passatempo, a maior parte dos quais foram publicados pela ARRL (a associação americana da IARU). Estes livros cobrem sobretudo assuntos como antenas, propagação e aspectos operacionais sobretudo das bandas HF mais baixas.

É autor também de software técnico sobre antenas, incluindo a aspectos relacionados com a parte mecânica de antenas e torres. Em conjunto com Rik ON7YD, é co-autor do UBA handbook para a licença HAREC. Já em 1963, como um jovem radioamador, envolveu-se em assuntos da associação de Radioamadores. Já em 1963, e tornou- se no Gestor HF da UBA durante um curto período. Mais recentemente foi presidente da UBA entre 1998 e 2007.

John combinou a sua experiência e capacidades com as doa seu amigo Mark ON4WW, para escrever este manual, Ética e Procedimentos Operacionais para o Radioamador que é único no seu género. O ponto de partida para a escrita deste livro foi o enorme sucesso do artigo de ON4WW Práticas Operacionais, que foi incluído no Handbook HAREC da UBA. Práticas Operacionais está disponível em mais de 15 línguas no website do Mark, e foi publicado num grande número de revistas para radioamadores.

Mark Demeuleneere - ON4WW tinha também pouco mais de 10 anos quando foi mordido pelo bichinho da rádio.

O seu primeiro indicativo em 1988 foi ON4AMT, que ele trocou por ON4WW alguns anos depois.

Desde o princípio que Mark se interessou especialmente pelos concursos, o que poderá ser uma das razões que o levou a interessar-se de um modo especial pelos princípios operacionais correctos nas bandas.

Em 1991 encontrou ON4UN e depois de algumas visitas a casa do John tornou-se um amante do CW e fã das bandas HF mais difíceis, 80 e 160m. Em meados dos anos 90, Mark era um dos principais operadores da estação de concursos OTxTdo clube da UBA TLS, uma estação de concursos instalada em casa de ON4UN. Neste período esta estação ficou em primeiro lugar (multi-single) três vezes bem como o primeiro lugar na Europa em vários outros concursos CQWW.

E 1995 juntou-se às Nações Unidas e foi em missão ao Rwanda. Nos anos seguintes foi enviado em missão a vários países Africanos e esteve activo nas bandas em todos eles especialmente em 160m e 80m (9X4WW, S07WW, EL2WW etc.). Mais tarde apareceu do Paquistão (AP2ARS) e Afeganistão (YA5T) bem como do Iraque (YI/ON4WW). Mark usou ainda outros indicativos neste período como JY8WW, J28WW e 9K2/ON4WW. A última missão de Mark para a ONU foi na Gâmbia (C5WW) em 2003.

Em 2000 realizou um dos seus sonhos, integrar uma grande expedição DX. Fez parte da equipa FO0AAA da expedição à ilha de Clipperton, onde fizeram 75.000 QSOs em apenas 6 dias, tendo establecido o recorde de contactos realizados. No mesmo ano fez parte da DXpedition A52A ao Butão. Ainda no mesmo ano representou a Bélgica, juntamente com Peter ON6TT, no WRTC na Eslovénia onde conseguiram o primeiro lugar em SSB. Dois anos mais tarde, em 2002, a mesma equipa representou a Bélgica novamente no WRTC na Finlândia.

Ao longo dos anos Mark ganhou uma enorme experiência de operação. Especificamente operou durante longos períodos ambos os lados de pileups. Testemunhou muita prática operacional que foi e ainda hoje é passível de melhoria. Daí a publicação do seu artigo Prática Operacional, e agora a sua contribuição para esta publicação mais elaborada.

Esta entrada foi publicada em códigos, legislação e marcada com a tag , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.