PY, PT, PU: Indicativos de Chamada

O que é um Indicativo de Estação?
por Mário Keiteris – PY2MXK

Tal como as viaturas automotivas que circulam nas ruas e estradas são obrigadas a estarem registradas no Estado de origem e a exibirem permanentemente o seu registro numa chapa de matrícula visível, todos os radioamadores possuidores de uma instalação composta por pelo menos um equipamento devidamente licenciado nas entidades oficiais têm um indicativo.

A lei determina que indicativos de chamada de acordo com o Regulamento das Radiocomunicações são atribuídos às estações de amador pela ANATEL,
Contudo há indicativos especiais para eventos especiais.

Mediante requerimento fundamentado dirigido à Administração ( ANATEL ) os participantes em concursos, eventos ou em comemorações de interesse público (organizados por amadores ou por associações de amadores ), podem ser concedidos, excepcionalmente e por períodos de curta duração os indicativos de chamada especiais.

Todos estes indicativos a nível mundial são compostos por duas partes: o prefixo e o sufixo. O prefixo é composto por um conjunto geralmente de duas ou três letras, números ou combinações entre letras e números. A função do Prefixo é identificar a estação em causa com um país ou território, sendo partilhado por todos os amadores que tem estação licenciada nesse local ou região.

Por sua vez o sufixo, formado exclusivamente por uma, duas ou três letras, funciona como uma impressão digital pessoal e única para identificar a estação em particular.
Esta “matrícula” que funciona nos mesmos moldes das que se podem ver por exemplo nas aeronaves. Os indicativos de estação passam a ser tão identificativos que os amadores costumam referir-se uns aos outros não através do nome pessoal com que foram registrados à nascença mas através do indicativo de estação.

É também muito vulgar ficarem conhecidas as invenções ou progressos técnicos dos radioamadores com o seu indicativo de estação, embora por várias circunstâncias algumas estações possam vir a receber mais do que um indicativo durante a sua existência.

Nos contatos via rádio, o indicativo é quase sempre soletrado em alfabeto fonético internacional, mesmo nas comunicações domésticas e locais. Através dele os radioamadores mais experientes nas comunicações internacionais têm logo consciência da região em que se localiza a estação com quem estão a comunicar.

Para exemplificar o indicativo vou demonstrar através do meu PY2 M X K onde: as duas primeiras letras PY representa o pais do radioamador, no caso o Brasil, o numero 2 representa o estado da federação da estação, no caso o estado de São Paulo e as três letras finais M X K (que sou eu), representam o radioamador, que é como uma impressão digital única no mundo todo, ainda o sufixo pode ter duas ou uma letra que é uma particularidade de cada radioamador.

Indicativos de chamada especiais para eventos especiais para as estações de amador brasileiras são atribuídos pela ANATEL de acordo com o Regulamento das Radiocomunicações anexo à Convenção Internacional das Telecomunicações mediante requerimento fundamentado dirigido a este organismo, aos participantes em concursos, eventos ou em comemorações de eventos de interesse, organizados por amadores ou por Associações de amadores, podem ser concedidos, excepcionalmente e por períodos de curta duração, os indicativos de chamada especiais.

Esta entrada foi publicada em cursos, legislação. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.