Dia do Radioamador Brasileiro

Com o intuito de colaborar, informo que até o ano de 1968, o Dia do Radioamador era festejado a 22 de outubro de cada ano, no entanto, após meticuloso trabalho de pesquisas realizadas pelo radioamador João Ramos Bacaratt – PY2AJ, um dos fundadores da LABRE paulista, esse dia foi mudado pela direção da LABRE – Liga de Amadores Brasileiros de Rádio Emissão, entidade de âmbito nacional que congrega osradioamadores brasileiros.

João Ramos Bacaratt efetuou um trabalho cansativo e pioneiro, com o seu costumeiro entusiasmo, apresentando a seguir um detalhado relatório ao Conselho Federal da LABRE, reunido em outubro de 1968, na cidade de Curitiba-PR.

Seu trabalho mereceu elogios de todos os que leram e, depois de estudado a fundo, o Conselho Federal da entidade, por unanimidade, fixou o dia 5 de novembro como o DIA DO RADIOAMADOR BRASILEIRO.

A fixação do dia 5 de novembro foi em razão de que, nessa data, no ano de 1924, o Diário Oficial da União publicara o Decreto de nº. 16.657, regulamentando as estações de radioamadores existentes no Brasil, e, até então, consideradas como clandestinas.

O referido decreto foi baixado tendo em vista a representação feita no ano de 1923, pela Academia Brasileira de Ciências, reconhecendo a existência do radioamadorismo no Brasil, tirando-o da clandestinidade.

A data de 22 de outubro era festejada como Dia do Radioamador Brasileiro em virtude de que, nessa data, em 1934, fora realizada a sessão da assembléia geral dos radioamadores paulistas e cariocas, fundindo as duas entidades que existiam, transformando-as na LABRE –Liga de Amadores Brasileiros de Rádio Emissão.

Dia 5 de novembro é o dia do Radioamador?
Sim. O decreto n.º 16657 assinado pelo Presidente Arthur Bernardes no dia 5 de novembro de 1914 e publicado no Diário Oficial da União, regulamentou as estações de Radioamadores. O reconhecimento comoDia Oficial do Radioamador Brasileiro foi aprovado por unanimidade peloConselho Federal da LABRE, como preito de gratidão ao entãoPresidente Bernardes.

É importante lembrar, também, que dia 18 de abril é o Dia Internacional do Radioamador, em homenagem à Fundação da IARU, na França no ano de 1925.

Sendo assim:

  • Dia 5 de novembro é o dia do Radioamador Brasileiro
  • Dia 18 de abril é o dia Internacional do Radioamador

Fonte: Ivan Dorneles Rodrigues – PY3IDR

 

Esta entrada foi publicada em Sem categoria. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Deixe uma resposta